Pós Graduação | Unipublica Brasil

Pós Graduação em

Educação de Jovens e Adultos

Objetivo

Capacitar o profissional a ocupar posições de destaque em organizações públicas (Administração Direta e Indireta), dando-lhe conhecimentos teóricos e práticos nessa tão importante área da Gestão Pública, auxiliando-lhe na atuação eficiente e eficaz, nas tomadas de decisões, e em seu próprio desenvolvimento técnico-profissional.

Área de Conhecimento

Educação

Disciplinas

1) Concepções e legislação em EaD
2) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
3) Ferramentas para navegação e busca na Internet
4) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação

1) Pensamento político pedagógico ao longo da história
2) EJA como modalidade da Educação Básica
3) Inclusão social e diversidade cultural
4) Orientações curriculares para a EJA
5) Prática docente na EJA
6) Conteúdos relevantes sobre EJA
7) Produção do saber e cidadania
8) Interdisciplinaridade e interculturalidade na EJA
9) EJA e novas tecnologias
10) Tecnologias de informação e comunicação
11) Letramento digital na EJA
12) Métodos de ensino na EJA
13) Propostas curriculares para EJA e ensino profissionalizante
14) Propostas curriculares para EJA (Ensino Fundamental)
15) PROEJA
16) Programa EJATE CRefletir sobre a prática docente na EJA, na perspectiva da produção do saber e o desenvolvimento da cidadania

1) Conceito e histórico da educação popular
2) O saber surge e circula
3) Terminologia popular
4) Educação popular hoje
5) Senso comum e a construção científica da educação popular
6) Competências e virtudes dos educadores
7) Metodologias na educação popular
8) Conceito de comunidade
9) Projetos multidisciplinares e a educação popular
10) Etapas e objetivos dos projetos multidisciplinares
11) Percepção dos educadores
12) Avaliação na perspectiva da educação popular
13) O papel da educação junto aos setores populares
14) Superação de barreiras escolares e a educação popular
15) Desafios da educação popular atualmente
16) Tendências da educação popular no cenário político-social brasileiro

1) Conceitualização e características da didática
2) Conhecer a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos
3) Grandes educadores e a didática
4) Identificar os grandes educadores e suas teorias sobre Didática
5) Educação: definições e processos
6) Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas
7) Educação como forma de dominação
8) Reconhecer as acepções e processos da educação
9) Tendências pedagógicas na educação
10) Entender a influência das tendências pedagógicas nas práticas atuais
11) Conteúdos operacionais da didática
12) Identificar os trabalhos operacionais do trabalho docente em sala de aula
13) Componentes do processo ensino-aprendizagem
14) Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica
15) Entender as diferentes formas de organização disciplinas para explorar o conhecimento
16) Principais teorias da aprendizagem no ensino
17) Conhecer as principais teorias de aprendizagem
18) Sala de aula: espaço de construção do conhecimento
19) Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento
20) Conteúdos escolares e de aprendizagem
21) Entender a diferença entre conteúdo de ensino e aprendizagem e a importância na construção dos objetivos de aula
22) Seleção e organização dos conteúdos
23) Entender a logística que deve ocorrer na seleção e organização dos conteúdos
24) Técnicas de ensino-aprendizagem
25) Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino
26) Avaliação
27) Entender a importância da avaliação na educação
28) Planejamento educacional: tipos de planos
29) Conhecer os diferentes tipos de planejamento
30) ProjetIdentificar importantes aspectos na construção de um projeto educacionalos educacionais

1) Compreender os significados dos termos lei, diretrizes, bases e a estrutura de ensino
20Analisar os princípios e fins da educação nacional – artigos 2º e 3º da Lei 9394/96
3) Identificar os aspectos do sistema escolar brasileiro e a administração do sistema nacional de ensino
4) Conhecer o Plano Nacional de Educação: Objetivos e Metas
5) Apresentar os objetivos, duração e organização da Educação Infantil
6) Analisar o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos seus objetivos, duração, organização e obrigatoriedade
7) Observar a finalidade, duração, modalidade e organização do Ensino Média
8) Compreender sobre a Educação de Jovens e adultos e a Educação Especial
9) Compreender os conceitos, histórico e evolução do currículo e a verificação do rendimento escolar
10) Analisar os PCNS – Parâmetros Curriculares Nacionais
11) Observar a formação dos profissionais da educação: agências formadoras e tipos de profissionais
12) Identificar os recursos financeiros para a educação as responsabilidades da união, estados e municípios
13) Compreender a Educação em direitos humanos – Resolução nº 001/2012
14) Identificar o que é e o que não é educação em direitos humanos
15) Observar por que educar para direitos humanos e cidadania
16) Analisar novos marcos para a relação étnico racial no Brasil: uma responsabilidade coletiva

1) A origem do Pensamento Cientifica
2) O mito
3) A Filosofia Grega
4) O senso comum
5) O que Ciência?
6) A ciência no mundo moderno: os racionalistas
7) A ciência no mundo moderno: os empirista
8) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades
9) O que o método cientifico
10) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes
11) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico
12) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade
13) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários , o texto argumentativo
14) As Norma da Abnt

1) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia
2) Andragogia: uma alternativa
3) Educação profissional e mercado de trabalho
4) Andragogia e psicologia da aprendizagem em fase adulta
5) Conceito de aprendente
6) O entendimento do conceito de Necessidade do conhecimento na Andragogia
7) O entendimento do conceito de motivação para aprender na Andragogia
8) O entendimento do conceito do papel da experiência
9) O entendimento do conceito de Prontidão para o aprendizado
10) Andragogia como Processo e suas etapas
11) Prática docente na educação profissional
12) Condicionantes no processo de ensino e aprendizagem no ensino profissional
13) Andragogia e interdisciplinaridade
14) Situação de Interdisciplinaridade: exemplo prático
15) Metodologias ativas aplicadas à andragogia
16) Metodologia ativa – estudo de caso aplicado na educação profissional padrões de projetos (Design Patterns

Especialização
Regular

$147

  • 380 Horas
  • Parcelamento até 18x
  • Duração 12 Meses
  • Valor Total R$ 2.646,00
Matricule-se