Pós Graduação | Unipublica Brasil

Objetivo

Faça sua pré-matricula ou registre seu interesse

Área de Conhecimento

Educação

Disciplinas

1) Concepções e legislação em EaD
2) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
3) Ferramentas para navegação e busca na Internet
4) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação

1) A origem do Pensamento Cientifica
2) O mito
3) A Filosofia Grega
4) O senso comum
5) O que Ciência?
6) A ciência no mundo moderno: os racionalistas
7) A ciência no mundo moderno: os empirista
8) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades
9) O que o método cientifico
10) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes
11) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico
12) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade
13) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários , o texto argumentativo
14) As Norma da Abnt

1) Compreender os significados dos termos lei, diretrizes, bases e a estrutura de ensino
20Analisar os princípios e fins da educação nacional – artigos 2º e 3º da Lei 9394/96
3) Identificar os aspectos do sistema escolar brasileiro e a administração do sistema nacional de ensino
4) Conhecer o Plano Nacional de Educação: Objetivos e Metas
5) Apresentar os objetivos, duração e organização da Educação Infantil
6) Analisar o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos seus objetivos, duração, organização e obrigatoriedade
7) Observar a finalidade, duração, modalidade e organização do Ensino Média
8) Compreender sobre a Educação de Jovens e adultos e a Educação Especial
9) Compreender os conceitos, histórico e evolução do currículo e a verificação do rendimento escolar
10) Analisar os PCNS – Parâmetros Curriculares Nacionais
11) Observar a formação dos profissionais da educação: agências formadoras e tipos de profissionais
12) Identificar os recursos financeiros para a educação as responsabilidades da união, estados e municípios
13) Compreender a Educação em direitos humanos – Resolução nº 001/2012
14) Identificar o que é e o que não é educação em direitos humanos
15) Observar por que educar para direitos humanos e cidadania
16) Analisar novos marcos para a relação étnico racial no Brasil: uma responsabilidade coletiva

1) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia
2) Andragogia: uma alternativa
3) Educação profissional e mercado de trabalho
4) Andragogia e psicologia da aprendizagem em fase adulta
5) Conceito de aprendente
6) O entendimento do conceito de Necessidade do conhecimento na Andragogia
7) O entendimento do conceito de motivação para aprender na Andragogia
8) O entendimento do conceito do papel da experiência
9) O entendimento do conceito de Prontidão para o aprendizado
10) Andragogia como Processo e suas etapas
11) Prática docente na educação profissional
12) Condicionantes no processo de ensino e aprendizagem no ensino profissional
13) Andragogia e interdisciplinaridade
14) Situação de Interdisciplinaridade: exemplo prático
15) Metodologias ativas aplicadas à andragogia
16) Metodologia ativa – estudo de caso aplicado na educação profissional padrões de projetos (Design Patterns

1) Conceitualização e características da didática
2) Conhecer a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos
3) Grandes educadores e a didática
4) Identificar os grandes educadores e suas teorias sobre Didática
5) Educação: definições e processos
6) Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas
7) Educação como forma de dominação
8) Reconhecer as acepções e processos da educação
9) Tendências pedagógicas na educação
10) Entender a influência das tendências pedagógicas nas práticas atuais
11) Conteúdos operacionais da didática
12) Identificar os trabalhos operacionais do trabalho docente em sala de aula
13) Componentes do processo ensino-aprendizagem
14) Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica
15) Entender as diferentes formas de organização disciplinas para explorar o conhecimento
16) Principais teorias da aprendizagem no ensino
17) Conhecer as principais teorias de aprendizagem
18) Sala de aula: espaço de construção do conhecimento
19) Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento
20) Conteúdos escolares e de aprendizagem
21) Entender a diferença entre conteúdo de ensino e aprendizagem e a importância na construção dos objetivos de aula
22) Seleção e organização dos conteúdos
23) Entender a logística que deve ocorrer na seleção e organização dos conteúdos
24) Técnicas de ensino-aprendizagem
25) Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino
26) Avaliação
27) Entender a importância da avaliação na educação
28) Planejamento educacional: tipos de planos
29) Conhecer os diferentes tipos de planejamento
30) ProjetIdentificar importantes aspectos na construção de um projeto educacionalos educacionais

1) Pensamento político pedagógico ao longo da história
2) EJA como modalidade da Educação Básica
3) Inclusão social e diversidade cultural
4) Orientações curriculares para a EJA
5) Prática docente na EJA
6) Conteúdos relevantes sobre EJA
7) Produção do saber e cidadania
8) Interdisciplinaridade e interculturalidade na EJA
9) EJA e novas tecnologias
10) Tecnologias de informação e comunicação
11) Letramento digital na EJA
12) Métodos de ensino na EJA
13) Propostas curriculares para EJA e ensino profissionalizante
14) Propostas curriculares para EJA (Ensino Fundamental)
15) PROEJA
16) Programa EJATE CRefletir sobre a prática docente na EJA, na perspectiva da produção do saber e o desenvolvimento da cidadania

1) Conceito e histórico da educação popular
2) O saber surge e circula
3) Terminologia popular
4) Educação popular hoje
5) Senso comum e a construção científica da educação popular
6) Competências e virtudes dos educadores
7) Metodologias na educação popular
8) Conceito de comunidade
9) Projetos multidisciplinares e a educação popular
10) Etapas e objetivos dos projetos multidisciplinares
11) Percepção dos educadores
12) Avaliação na perspectiva da educação popular
13) O papel da educação junto aos setores populares
14) Superação de barreiras escolares e a educação popular
15) Desafios da educação popular atualmente
16) Tendências da educação popular no cenário político-social brasileiro

Especialização
Regular

$147

  • 380 Horas
  • Parcelamento até 18x
  • Duração 12 Meses
  • Valor Total R$ 2.646,00
Matricule-se