Pós Graduação | Unipublica Brasil

Pós Graduação em

Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais

Objetivo

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Área de Conhecimento

Educação

Disciplinas

1) Concepções e legislação em EaD
2) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
3) Ferramentas para navegação e busca na Internet
4) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação

1) A origem do Pensamento Cientifica
2) O mito
3) A Filosofia Grega
4) O senso comum
5) O que Ciência?
6) A ciência no mundo moderno: os racionalistas
7) A ciência no mundo moderno: os empirista
8) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades
9) O que o método cientifico
10) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes
11) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico
12) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade
13) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários , o texto argumentativo 14) As Norma da Abnt

1) Conceitos de EaD
2) Tecnologias de Informação e Comunicação em EaD
3) Histórico da modalidade a distância EaD
4) Tecnologia e tecnociência
5) A era da informação e do conhecimento
6) Origem e significado da expressão sociedade em rede
7) A evolução dos meios de comunicação
8) Cibercultura
9) Os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
10) NTIC e a formação docente
11) Ambientes Virtuais de Aprendizagem
12) A web como ambiente de aprendizagem
13) E-Learning, Blended learning, Mobile learning
14) Sistemas e aplicativos para produção, armazenamento e compartilhamento de conteúdos
15) Gamificação e simuladores: estímulo ao pensamento lógico, reflexivo e criativo
16) Perspectivas andragógicas e heautológicas

1) As tecnologias da Informação e da Comunicação e as Bases da Psicologia da Aprendizagem
3) As novas tecnologias da comunicação e informação e suas aplicações na educação
4) Relações entre mídia, cultura e subjetividade
5) Discussão sobre fundamentos, práticas e estratégias didático pedagógicas na EaD
6) Mídia, cultura e subjetividade
7) Tecnologias e Mediação escolar
8) As novas tecnologias da comunicação e informação
9) Relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea
10) O aluno: necessidades e especificidades do ensino presencial e a distância
11) Hipermídia e Educação utilização da mídia como instrumento didático-pedagógico
12) Novas tecnologias da Informação e educação: planejamento, elaboração e aplicabilidade no ensino presencial e/ou a distância
13) Slides
14) Chats, fóruns, videoaula, webconferência
15) Conteúdos didáticos digitais
16) Vídeos
17) Bases para elaboração de um projeto didático-pedagógico para uso das novas tecnologias da informação e comunicação na educação

1) Sobre Neuroeducação: surgimento e relevância
2) Tópicos, fundamentos e princípios da Neuroeducação
3) Os fundamentos das neurociências bem como a plasticidade neural no processo de ensino aprendizagem da criança e do adolescente
4) Introdução aos conceitos básicos de neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e neuropsicologia
5) Apresentação de modelos que auxiliem na compreensão de mecanismos importantes
6) A estrutura orgânica do cérebro após o estímulo aplicado pelo professor/responsável e os resultados desenvolvidos a partir de suas potencialidade
7) Visão interdisciplinar e transdisciplinar do ensino e da prática pedagógica
8) Raciocínio crítico para avaliarem trabalhos de pesquisa na área de ensino/aprendizagem
9) Neuroeducação, como território de pesquisa multidisciplinar e dinâmica, sobre os desafios que fazem parte dos processos formais e informais do ensino-aprendizagem
10) O que são as Ciências Cognitiva
11) As Ciências Cognitivas como área multidisciplinaridade de pesquisa, em direção ao conjunto as áreas de Comunicação e Ciências da Informação, e a estruturação de Framework teórico capaz de dar suporte à pesquisa e à produção de tecnologias educacionais eficientes e eficazes
12) Como as Ciências cognitivas viabilizam as intenções pedagógicas do professor, de forma orgânica e ergonômica aos processos cognitivos de cada aluno
13) Produção de tecnologia educacional com fundamentos neuroeducativo
14) Design instrucional e neurociência e tomadas de decisão ao longo do processo de produção de tecnologias educacionais e como impactam positiva ou negativamente sobre a atenção, a apreensão do conteúdo, a memória de curta/longa duração, a consolidação, a evocação, a motivação, o raciocínio dos aprendentes
15) Como - e quanto - a capacidade ampliada (ou não) do professor pode interferir para vencer as resistências dos alunos para que aprendam a pensar de acordo com os raciocínios característicos de cada disciplina/profissão/área do conhecimento?
16) Quais os limites éticos em que a tecnologia cognitiva pode ser considerada um apoio cognitivo (softwares educacionais, próteses baseadas em chips para necessidades especiais, etc.)

1) Compreender o que é áudio e a diferença para o som
2) Aplicar técnicas de edição
3) Identificar e corrigir problemas de áudio
4) Compreender e saber como aplicar efeitos de áudio nas edições
5) Saber editar e compor mídias multisessão
6) Saber ajustar volumes e panoramas nos áudios
7) Entender a diferença de tempo musical e tempo real
8) Saber trabalhar com efeitos sonoros e mesas de som
9) Saber o que é e como surgiu o cinema
10) Entender o que é e a importância de uma Time Line
11) Conseguir realizar edições básicas
12) Conhecer e aplicar efeitos simples nas edições
13) Aprender a identificar os equipamentos e suas gravações
14) Entender como pensar em um produto do início ao fim
15) Aplicar o uso de imagens estáticas em um vídeo
16) Finalizar um vídeo para entrega-lo à seu cliente

1) Neurociência aplicada à prática pedagógica
2) Mudanças de paradigmas da educação
3) Aprendizagem significativa
4) Conceitos e tipos de aprendizagem
5) Conceitos fundamentais e teorias sobre metodologia ativa
6) As metodologias ativas de aprendizagem
7) ABP(Aprendizagem Baseada em Problemas)
8) Aprendizagem baseada em equipes- TBL
9) Aprendizagem por mapas conceituais
10) Sala de aula por estação
11) Cultura maker: educação mão na massa
12) Games educativos: o jogo do aprender
13) Papel do professor no desenvolvimento da aprendizagem autorrregulada pelo estudante
14) Contrato pedagógico
15) Zona de desenvolvimento proximal
16) Avaliações ativas: a avaliação como aprendizagem contínua

Especialização
Regular

$147

  • 380 Horas
  • Parcelamento até 18x
  • Duração 12 Meses
  • Valor Total R$ 2.646,00
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