Pós Graduação | Unipublica Brasil

Objetivo

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Área de Conhecimento

Educação

Disciplinas

1) Concepções e legislação em EaD
2) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
3) Ferramentas para navegação e busca na Internet
4) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação

1) A origem do Pensamento Cientifica
2) O mito
3) A Filosofia Grega
4) O senso comum
5) O que Ciência?
6) A ciência no mundo moderno: os racionalistas
7) A ciência no mundo moderno: os empirista
8) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades
9) O que o método cientifico
10) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes
11) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico
12) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade
13) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários , o texto argumentativo
14) As Norma da Abnt

1) Sobre Neuroeducação: surgimento e relevância
2) Tópicos, fundamentos e princípios da Neuroeducação
3) Os fundamentos das neurociências bem como a plasticidade neural no processo de ensino aprendizagem da criança e do adolescente
4) Introdução aos conceitos básicos de neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e neuropsicologia
5) Apresentação de modelos que auxiliem na compreensão de mecanismos importantes
6) A estrutura orgânica do cérebro após o estímulo aplicado pelo professor/responsável e os resultados desenvolvidos a partir de suas potencialidade
7) Visão interdisciplinar e transdisciplinar do ensino e da prática pedagógica
8) Raciocínio crítico para avaliarem trabalhos de pesquisa na área de ensino/aprendizagem
9) Neuroeducação, como território de pesquisa multidisciplinar e dinâmica, sobre os desafios que fazem parte dos processos formais e informais do ensino-aprendizagem
10) O que são as Ciências Cognitiva
11) As Ciências Cognitivas como área multidisciplinaridade de pesquisa, em direção ao conjunto as áreas de Comunicação e Ciências da Informação, e a estruturação de Framework teórico capaz de dar suporte à pesquisa e à produção de tecnologias educacionais eficientes e eficazes
12) Como as Ciências cognitivas viabilizam as intenções pedagógicas do professor, de forma orgânica e ergonômica aos processos cognitivos de cada aluno
13) Produção de tecnologia educacional com fundamentos neuroeducativo
14) Design instrucional e neurociência e tomadas de decisão ao longo do processo de produção de tecnologias educacionais e como impactam positiva ou negativamente sobre a atenção, a apreensão do conteúdo, a memória de curta/longa duração, a consolidação, a evocação, a motivação, o raciocínio dos aprendentes
15) Como - e quanto - a capacidade ampliada (ou não) do professor pode interferir para vencer as resistências dos alunos para que aprendam a pensar de acordo com os raciocínios característicos de cada disciplina/profissão/área do conhecimento?
16) Quais os limites éticos em que a tecnologia cognitiva pode ser considerada um apoio cognitivo (softwares educacionais, próteses baseadas em chips para necessidades especiais, etc.)

1) Compreender os principais elementos e referências relacionados à produção de conhecimentos na neuroeducação
2) Identificar as características que permitem considerar a neuroeducação enquanto uma área interdisciplinar
3) Relacionar neurociência e educação compreendendo os aspectos interdisciplinares
4) Significar as relações entre arte, história e cultura na formação em neuroeducação
5) Apresentar e discutir as relações entre ciência e epistemologia
6) Conceituar e categorizar epistemologia
7) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Genética de Jean Piaget, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
8) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Histórica de Bachelard, outra das principais linhas epistemológicas contemporâneas
9) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Arqueológica de Foucault, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
10) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Racionalista Crítica de Popper, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
11) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Crítica de Habermas, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
12) Conhecer, conceituar e discutir a Psicologia Cognitivista, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
13) Conhecer, conceituar e discutir a Teoria da Complexi-dade, uma consistente base epistemológica atual
14) Conhecer, conceituar e discutir a Psicologia Histórica-Cultural, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
15) Refletir sobre os limites e possibilidades para os estudos e construção do conhecimento na neuroeducação
16) Refletir sobre os caminhos para produção e pesquisa científica na neuroeducação diante dos conhecimentos discutidos no processo formativo

1) Desenvolvimento motor
2) Desenvolvimento motor da criança
3) Reflexos infantis
4) Habilidades motoras rudimentares
5) Crescimento e desenvolvimento motor e crianças
6) Locomoção
7) Equilibração e manipulação
8) Problemas do desenvolvimento neuropsicomotor
9) Habilidades especializadas
10) Combinação de movimentos
11) Crescimento e desenvolvimento motor de crianças
12) Crescimento e desenvolvimento motor de adolescentes
13) Aprendizagem motora
14) Fatores intervenientes
15) Resultados da aprendizagem motora
16) Transferência de Aprendizagem (TA)

1) Estudo histórico da ludicidade
2) Aspectos históricos
3) Origens dos jogos e brincadeiras
4) Jogos e brincadeiras para os teóricos
5) O lúdico como prática cultural
6) O brincar em diversas culturas
7) O lúdico como fonte de compreensão do mundo
8) O lúdico e o papel na educação
9) O jogo simbólico da criança
10) Brincar livre e brincar coordenado
11) O papel da brincadeira na educação infantil
12) Jogos e brincadeiras adequados às faixas etárias
13) Brincar com papéis de faz de conta
14) Aprender a ensinar pelo lúdico
15) O cérebro e a brincadeira
16) Tipos de jogos e brincadeiras lúdicas

1) Psicomotricidade
2) Elementos base da psicomotricidade
3) Diferentes abordagens psicomotoras, teoria e prática
4) Hemisférios cerebrais na psicomotricidade
5) Simbolização do corpo 6) Contribuições da fisioterapia, medicina e psicologia para a psicomotricidade
7) Pensamento clínico nas atividades em psicomotricidade
8) Maturação e implicações neurológicas para a motricidade humana
9) Gerontomotricidade e a psicomotricidade na educação especial
10) Avaliação psicomotora
11) Influências na psicomotricidade
12) Afetividade nas intervenções psicomotoras
13) Vivências em psicomotricidade e o trabalho com família
14) Técnicas para reabilitação psicomotora
15) Educação e reeducação psicomotora
16) O psicólogo na reabilitação psicomotora

Especialização
Regular

$147

  • 380 Horas
  • Parcelamento até 18x
  • Duração 12 Meses
  • Valor Total R$ 2.646,00
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Especialização
Intensivo

$197

  • 380 Horas
  • Parcelamento até 12x
  • Duração 6 Meses
  • Valor Total R$ 2.364,00
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