Pós Graduação | Unipublica Brasil

Objetivo

Capacitar o profissional a ocupar posições de destaque em organizações públicas (Administração Direta e Indireta), dando-lhe conhecimentos teóricos e práticos nessa tão importante área da Gestão Pública, auxiliando-lhe na atuação eficiente e eficaz, nas tomadas de decisões, e em seu próprio desenvolvimento técnico-profissional.

Área de Conhecimento

Educação

Disciplinas

1) Concepções e legislação em EaD
2) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
3) Ferramentas para navegação e busca na Internet
4) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação

1) Psicomotricidade
2) Elementos base da psicomotricidade
3) Diferentes abordagens psicomotoras, teoria e prática
4) Hemisférios cerebrais na psicomotricidade
5) Simbolização do corpo
6) Contribuições da fisioterapia, medicina e psicologia para a psicomotricidade
7) Pensamento clínico nas atividades em psicomotricidade
8) Maturação e implicações neurológicas para a motricidade humana
9) Gerontomotricidade e a psicomotricidade na educação especial
10) Avaliação psicomotora
11) Influências na psicomotricidade
12) Afetividade nas intervenções psicomotoras
13) Vivências em psicomotricidade e o trabalho com família
14) Técnicas para reabilitação psicomotora
15) Educação e reeducação psicomotora
16) O psicólogo na reabilitação psicomotora

1) Sobre Neuroeducação: surgimento e relevância
2) Tópicos, fundamentos e princípios da Neuroeducação
3) Os fundamentos das neurociências bem como a plasticidade neural no processo de ensino aprendizagem da criança e do adolescente
4) Introdução aos conceitos básicos de neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e neuropsicologia
5) Apresentação de modelos que auxiliem na compreensão de mecanismos importantes
6) A estrutura orgânica do cérebro após o estímulo aplicado pelo professor/responsável e os resultados desenvolvidos a partir de suas potencialidade
7) Visão interdisciplinar e transdisciplinar do ensino e da prática pedagógica
8) Raciocínio crítico para avaliarem trabalhos de pesquisa na área de ensino/aprendizagem
9) Neuroeducação, como território de pesquisa multidisciplinar e dinâmica, sobre os desafios que fazem parte dos processos formais e informais do ensino-aprendizagem
10) O que são as Ciências Cognitiva
11) As Ciências Cognitivas como área multidisciplinaridade de pesquisa, em direção ao conjunto as áreas de Comunicação e Ciências da Informação, e a estruturação de Framework teórico capaz de dar suporte à pesquisa e à produção de tecnologias educacionais eficientes e eficazes
12) Como as Ciências cognitivas viabilizam as intenções pedagógicas do professor, de forma orgânica e ergonômica aos processos cognitivos de cada aluno
13) Produção de tecnologia educacional com fundamentos neuroeducativo
14) Design instrucional e neurociência e tomadas de decisão ao longo do processo de produção de tecnologias educacionais e como impactam positiva ou negativamente sobre a atenção, a apreensão do conteúdo, a memória de curta/longa duração, a consolidação, a evocação, a motivação, o raciocínio dos aprendentes
15) Como - e quanto - a capacidade ampliada (ou não) do professor pode interferir para vencer as resistências dos alunos para que aprendam a pensar de acordo com os raciocínios característicos de cada disciplina/profissão/área do conhecimento?
16) Quais os limites éticos em que a tecnologia cognitiva pode ser considerada um apoio cognitivo (softwares educacionais, próteses baseadas em chips para necessidades especiais, etc.)

1) Compreender os principais elementos e referências relacionados à produção de conhecimentos na neuroeducação
2) Identificar as características que permitem considerar a neuroeducação enquanto uma área interdisciplinar
3) Relacionar neurociência e educação compreendendo os aspectos interdisciplinares
4) Significar as relações entre arte, história e cultura na formação em neuroeducação
5) Apresentar e discutir as relações entre ciência e epistemologia
6) Conceituar e categorizar epistemologia
7) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Genética de Jean Piaget, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
8) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Histórica de Bachelard, outra das principais linhas epistemológicas contemporâneas
9) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Arqueológica de Foucault, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
10) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Racionalista Crítica de Popper, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
11) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Crítica de Habermas, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
12) Conhecer, conceituar e discutir a Psicologia Cognitivista, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
13) Conhecer, conceituar e discutir a Teoria da Complexi-dade, uma consistente base epistemológica atual
14) Conhecer, conceituar e discutir a Psicologia Histórica-Cultural, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
15) Refletir sobre os limites e possibilidades para os estudos e construção do conhecimento na neuroeducação
16) Refletir sobre os caminhos para produção e pesquisa científica na neuroeducação diante dos conhecimentos discutidos no processo formativo

1) Desenvolvimento motor
2) Desenvolvimento motor da criança
3) Reflexos infantis
4) Habilidades motoras rudimentares
5) Crescimento e desenvolvimento motor e crianças
6) Locomoção
7) Equilibração e manipulação
8) Problemas do desenvolvimento neuropsicomotor
9) Habilidades especializadas
10) Combinação de movimentos
11) Crescimento e desenvolvimento motor de crianças
12) Crescimento e desenvolvimento motor de adolescentes
13) Aprendizagem motora
14) Fatores intervenientes
15) Resultados da aprendizagem motora
16) Transferência de Aprendizagem (TA)

1) A origem do Pensamento Cientifica
2) O mito
3) A Filosofia Grega
4) O senso comum
5) O que Ciência?
6) A ciência no mundo moderno: os racionalistas
7) A ciência no mundo moderno: os empirista
8) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades
9) O que o método cientifico
10) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes
11) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico
12) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade
13) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários , o texto argumentativo
14) As Norma da Abnt

1) Estudo histórico da ludicidade
2) Aspectos históricos
3) Origens dos jogos e brincadeiras
4) Jogos e brincadeiras para os teóricos
5) O lúdico como prática cultural
6) O brincar em diversas culturas
7) O lúdico como fonte de compreensão do mundo
8) O lúdico e o papel na educação
9) O jogo simbólico da criança
10) Brincar livre e brincar coordenado
11) O papel da brincadeira na educação infantil
12) Jogos e brincadeiras adequados às faixas etárias
13) Brincar com papéis de faz de conta
14) Aprender a ensinar pelo lúdico
15) O cérebro e a brincadeira
16) Tipos de jogos e brincadeiras lúdicas

Especialização
Regular

$147

  • 380 Horas
  • Parcelamento até 18x
  • Duração 12 Meses
  • Valor Total R$ 2.646,00
Matricule-se

Especialização
Intensivo

$197

  • 380 Horas
  • Parcelamento até 12x
  • Duração 6 Meses
  • Valor Total R$ 2.364,00
Matricule-se